Movimento e Massagem

Foto: Camila Frau

Movimento e Alinhamento Ósseo:

É um programa de exercícios físicos fundamentado na

Técnica Klauss Vianna e Chi Kung.

 

 

 

O que é Técnica Klauss Vianna?

É uma prática de Educação Somática, ou seja, o movimento é realizado a partir do caminho que ele traça internamente no corpo, desenvolvendo uma percepção consciente do movimento.

Klauss Vianna (1928-1992) foi um pesquisador que influenciou a dança e o teatro brasileiros com a sua atuação artística e pedagógica, nascido em Belo Horizonte-MG desenvolveu por décadas a sua pesquisa do corpo e do movimento junto com a sua companheira Angel Vianna (1928). Viveram também no Rio de Janeiro-RJ e Salvador-BA.

Klauss Vianna nunca nomeou o que fazia, a expressão “Técnica Klauss Vianna” e “Educação Somática” vieram depois. A organização e sistematização do seu trabalho foi feita por Rainer Vianna e Neide Neves e uma abordagem deste processo foi escrita por Jussara Miller, professora que atua em Campinas-SP e que influenciou e influencia muitas professoras e professores de movimento na pesquisa das estruturas do corpo proposta por Klauss Vianna.

 

O que é Chi Kung?

Chi Kung ou Qi Gong (氣功) é uma das ferramentas da Medicina Chinesa.

Chi é energia ou força natural que preenche todo o universo, e ela é encontrada em todos os seres vivos. Todos os diferentes tipos de energia interagem entre si se modificando mutuamente. Chi Kung é normalmente usado em referência ao treinamento do Chi nas pessoas, se trata do seu estudo durante longo tempo e exigindo muito esforço.

                Como são as aulas?

  • Duração aproximada de 1 hora.​

  • Podem ser individuais ou em mais pessoas.

  • Passo a passo das aulas iniciais:

    • Iniciamos com a observação da respiração, movimentando as articulações e soltando o peso do corpo a favor da força gravitacional.

    • São feitos alongamentos e direcionamentos da atenção à sensação do próprio corpo. Estudamos o uso do apoio ativo para que a pressão contra o chão e contra a ação da força da gravidade seja feita de modo a preservar os espaços articulares.

    • Experimentamos diversos caminhos de movimento, dentre eles sequências de Chi Kung e fluxos de movimento entre os níveis baixo, médio e alto.

Observações: o programa de exercícios é construído individualmente ou de acordo com o grupo, então este passo a passo traz só um pouco dos princípios de movimento utilizados e não a exata sequência de exercícios e forma de execução que são muito particulares. Estas podem ser melhor apreciadas nos depoimentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Massoterapia

Atendimento terapêutico que se utiliza de técnicas de massagem e

Aromaterapia para uma harmonização física e psíquica da pessoa.

Como a Massoterapia e a Aromaterapia atuam?

Favorecem a soltura ou relaxamento dos músculos e tendões, facilitam a calma mental, melhoram a digestão e eliminação, ampliam o espaço para a respiração, harmonizam o fluxo energético no corpo.

Quais as técnicas utilizadas?

São utilizadas técnicas ocidentais (Massagem Clássica e Drenagem Linfática) e orientais (Reflexologia Podal, Shiatsu e Tui Na) que são escolhidas mediante a escuta da queixa da pessoa e avaliação.

Na aromaterapia utilizamos óleos essenciais, óleos fixos (vegetais) e hidrolatos que podem ser utilizados apenas para inalação, ou numa mistura para aplicação durante a massagem. 

Como são os atendimentos?

A pessoa que buscou o atendimento manifesta a sua queixa, a Massoterapeuta escuta, faz a avaliação e apresenta o tratamento escolhido. A aplicação da Massoterapia pode ser feita na maca, cadeira de Quick Massage ou até mesmo no chão conforme a imagem. 

Massagem
Alinhamento Ósseo

Foto: Bernardo C. Freire

John Sieh

"Eu estava muito enganado a respeito das aulas de Jóice, elas não eram fáceis. Mas ela as fazia parecer fáceis e tentava pacientemente fazer os exercícios comigo..."

Julia Paula

"Os alongamentos me dão a sensação de diminuição das dores e de ampliação de espaço interno."

Angela Rosa

"As dores dos ombros e pescoço que eram constantes devido a profissão melhoraram muito, bem como as dores das articulações principalmente do joelho também deu uma boa melhorada."

As imagens da galeria foram elaboradas e cedidas por: Rubia Fukuda, Camila Frau, Museu de História Natural Bosque dos Jequitibás-Campinas-SP / Festival FICA - Itajubá-MG