Depoimentos

Aluno de Movimento e Alinhamento Ósseo

"Eu poderia fazer melhor"

John Sieh

Meu nome é John Sieh, nasci na China. Tenho 80 anos.

 

Faz dois anos ou mais que minha esposa Jane começou a fazer aulas com a Jóice. No princípio eu não estava interessado. Mas eu as observei e de alguma forma pensei que poderia fazer melhor. Então quando Jane veio até mim e me perguntou porque eu também não experimentava algumas aulas, eu concordei. 

 

Eu estava muito enganado a respeito das aulas de Jóice, elas não eram fáceis. Mas ela as fazia parecer fáceis e tentava pacientemente fazer os exercícios comigo, até que eu sentisse que os estava fazendo bem, não perfeito mas melhorando. Jóice é muito intuitiva a respeito de minhas dificuldades e antes que eu falasse com ela quais elas eram, ela já havia me feito sugestões para me apontar na direção certa. 

 

Um diferencial extraordinário em nossas aulas é a fundamentação “filosófica” com a qual Jóice ensina seus alunos: “Tao” (significando “caminho “ em chinês), começa todos os movimentos com a respiração, para dentro e para fora, para frente e para trás… Um movimento leva ao outro, não há começo e não há fim… 

 

Uma vez assisti a Jóice praticando alguns movimentos do Tai Chi, tão graciosamente e sem esforço, eu quis aprender com ela rapidamente... Contudo o que aconteceu foi bem o oposto, eu estou desacelerando e muitas vezes sinto que estou regredindo ao invés de progredindo… Mas estou aprendendo a respirar… Sinto que posso deixar ansiedade para trás… Agora… Permito… Sigo… E fluo com a minha respiração… Para dentro e para fora…E não indo a lugar algum… 

Aguardo com entusiasmo pela minha aula com a Jóice!

15/06/2020

Aluna de Movimento e Alinhamento Ósseo

"Uma dádiva para o meu corpo e mente"

Jane Sieh

“As aulas com Jóice são uma dádiva para meu corpo e mente. Conheço o trabalho de Jóice há quase 5 anos e é uma grata satisfação para mim me beneficiar e acompanhar ela na sua profissão que está na sua plena ascensão. Jóice lida com delicadeza, sensibilidade e dedicação a peculiaridade de cada aluna, visando sempre estabelecer um ponto de bem-estar e equilíbrio. Quase chegando aos meus 80 anos, atribuo meu estado de espírito de corpo e mente ao belo e bem fundamentado trabalho de Jóice.”

22/06/2020

Aluna de Movimento e Alinhamento Ósseo

"Um momento na semana só meu"

Julia Paula

“O trabalho corporal de movimento e alinhamento com a Joice tem me trazido muitos benefícios. Em primeiro lugar é um espaço de autocuidado, um momento na semana só meu em que posso ficar conectada com meu corpo, suas pausas e movimentos. Sinto que nesse trabalho minhas articulações ficam mais lubrificadas, sinto que a atenção às mudanças de níveis e aos apoios feitos durante a aula são levados para o dia a dia, trazendo mais prazer e presença aos movimentos mais simples. Os alongamentos me dão a sensação de diminuição das dores e de ampliação de espaço interno. O treino do alinhamento da bacia, caixa torácica e crânio me dão uma sensação de conexão. Algo bem importante pra mim também é o treino do apoio ativo, além de me dar uma sensação maior de prontidão para o movimento, sinto que tem protegido minha coluna, pois tenho usado mais a musculatura do braço pra passar do nível baixo pro médio.”

22/06/2020

Aluna de Movimento e Alinhamento Ósseo

"Me trouxe melhoras de qualidade de vida"

Angela Rosa

“Olá bom dia!

Estou passando para deixar o meu depoimento referente as nossas práticas de exercícios e alongamento que benefício muito, as dores dos ombros e pescoço que eram constantes devido a profissão melhoraram muito, bem como as dores das articulações principalmente do joelho também deu uma boa melhorada.

O programa montado pela Joice me trouxe melhoras de qualidade de vida.

Grata.”

22/06/2020

Aluno de Movimento e Alinhamento Ósseo

"Uma descoberta dos pés"

Wenceslao

22/06/2020

Aluna de Movimento e Alinhamento Ósseo

"Outro efeito interessante é a melhoria do meu equilíbrio"

M.E.

Pergunta da Jóice:
Como você percebe a prática semanal em relação às outras atividades da semana? O que ela te proporciona de diferente?

Resposta da aluna:
Vou dividir minhas observações em antes e depois do isolamento. Antes eu fazia outras atividades físicas. As práticas de movimento eram muito diferentes, me proporcionavam outro tipo de sensação. A consciência corporal que estas atividades proporcionam me ajudavam muito nas outras atividades físicas.
Depois da pandemia, esta passou a ser minha única atividade física. E aí as atividades ajudam também o meu equilíbrio emocional. A respiração combinada com os exercícios diminuem a ansiedade. Os exercícios também não são "agressivos" , te ajudam a se "recentrar" e por isso consigo faze-los quando me sinto estressada.


P: Observou mudanças comparando antes e depois das aulas? Se sim, de quais você se lembra neste momento?
R: Sim, sinto bem estar depois das aulas, tanto físico quanto emocional.

P: A prática regular te trouxe alguma novidade em termos de entendimento e percepção do próprio corpo?
R: Sim. Sinto que minha postura melhorou. Me sento e me levanto melhor, consigo me agachar melhor também. Mas a diferença maior foi para andar. Estou pisando melhor, então me canso menos. O mesmo acontece quando fico de pé por um tempo. Com o melhor posicionamento dos ossos ao ficar em pé, me canso menos e também consigo ficar mais tempo de pé.


P: O que considera mais importante, ou mais relevante na prática proposta?
R: A consciência corporal, a visão holística: a gente fica ciente não só dos músculos que trabalham neste ou naquele exercício, mas também do impacto sobre o resto do corpo e até de órgãos internos.


P: Durante a escrita algo mais lhe vem ao pensamento e que você tem interesse em compartilhar?
R: Para completar, minha última observação quanto ao fato de que os exercícios são sutis, de baixa intensidade, mas são bastante eficazes.
Um outro efeito interessante é a melhoria do meu equilíbrio. Este ficou bastante afetado após a quimioterapia, e agora tenho melhorado bastante, creio eu que os exercícios para os pés contribuem para isso.
Um abraço.

07/08/2020

As alunas e alunos da Eu-Movimento foram convidados a registrar o seu depoimento sobre a prática semanal de Movimento e Alinhamento Ósseo da forma que se sentissem mais a vontade, textos, vídeo ou respondendo a perguntas.