Práticas Corporais

Foto: Bruna Stevanato

Movimento e Alinhamento:

Curso regular oferecido por Jóice Curvelano Freire. Fundamentado na

Técnica Klauss Vianna e Qi Gong.

 

 

 

 

O que é Técnica Klauss Vianna?

É uma prática de Educação Somática, ou seja, o movimento é realizado a partir do caminho que ele traça internamente no corpo, desenvolvendo uma percepção consciente do movimento.

Tem como uma de suas características a auto-observação conduzida pelos sentidos do corpo, promove o estudo do próprio movimento por meio de sua percepção consciente. É uma técnica e método brasileiros originada de uma pesquisa estrutural do movimento dançado.

Klauss Vianna (1928-1992) foi um pesquisador que influenciou a dança e o teatro brasileiros com a sua atuação artística e pedagógica, nascido em Belo Horizonte-MG desenvolveu por décadas a sua pesquisa do corpo e do movimento junto com a sua companheira Angel Vianna (1928). Viveram também no Rio de Janeiro-RJ e Salvador-BA.

Klauss Vianna nunca nomeou o que fazia, a expressão “Técnica Klauss Vianna” e “Educação Somática” vieram depois. A organização e sistematização do seu trabalho foi feita por Rainer Vianna e Neide Neves e uma abordagem deste processo foi escrita por Jussara Miller, professora que atua em Campinas-SP e que influenciou e influencia muitas professoras e professores de movimento na pesquisa das estruturas do corpo proposta por Klauss Vianna.

 

O que é Qi Gong?

Compõe o leque de ferramentas da medicina chinesa juntamente com a massoterapia (Tui Na), acupuntura, fitoterapia e dietoterapia. Qi pode ser traduzido como energia ou sopro vital, Qi Gong é normalmente usado em referência ao treinamento do Qi nas pessoas. Essa prática corporal trabalha a força física visando a suavidade do fluxo do Qi e a calma mental. 

               

Sobre as aulas regulares:

  • Duração: 1 hora (aulas individuais) e 1h30 (aulas coletivas).

  • Aulas coletivas: mínimo de 4 pessoas e máximo de 7 | Aula experimental gratuita | Sexta-feira das 16h30 as 18h.

IMG_1904.jpg

John Sieh

"Eu estava muito enganado a respeito das aulas de Jóice, elas não eram fáceis. Mas ela as fazia parecer fáceis e tentava pacientemente fazer os exercícios comigo..."

Julia Paula

"Os alongamentos me dão a sensação de diminuição das dores e de ampliação de espaço interno."

Angela Rosa

"As dores dos ombros e pescoço que eram constantes devido a profissão melhoraram muito, bem como as dores das articulações principalmente do joelho também deu uma boa melhorada."

As imagens da galeria foram elaboradas e cedidas por: Rubia Fukuda, Camila Frau, Museu de História Natural Bosque dos Jequitibás-Campinas-SP / Festival FICA - Itajubá-MG